quinta-feira, 26 de novembro de 2009

webquest

WEBQUEST: POESIAS

VIVER NÃO DÓI (Carlos Drummond de Andrade)

Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.
Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz.
Sofremos por quê?
Porque automaticamente esquecemoso que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não
conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido
juntos e não tivemos, por todos os shows e livros e silênciosque gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos.
Por todos os beijos cancelados, pela eternidade. Sofremos, não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter, para ir ao cinema,para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.
Sofremos, não porque nossa mãe é impaciente conosco,mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias e ela estivesse interessada em nos compreender. Sofremos, não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada. Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar. Como aliviar a dor do que não foi vivido?A resposta é simples como um verso:
Se iludindo menos e vivendo mais! A cada dia que vivo,mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos,nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, faz perder também a felicidade.
A dor é inevitável O sofrimento é opcional.




INTRODUÇÃO

A poesia foi um dos gêneros textuais, mais usado em todas as fases da literatura brasileira e mundial.
Poesia é a arte de escrever palavras que formam versos, que formam estrofes, que formam o todo. É o que desperto o sentimento do belo.
Então vamos fazer uma viagem pelo mundo dos grandes poetas brasileiros, conhecer um pouco de sua biografia e se encantar com suas lindas poesias.


TAREFA

O Brasil possui poetas maravilhosos, cada um com um estilo próprio, dentro ou fora do seu período, conquistou e conquista públicos bem diversificados.
Qual poeta ira conquistar vocês?
A resposta a essa pergunta será respondida, com a introdução de vocês nos períodos literários. Onde vocês farão um livro com cinco poesias escolhidas por vocês.


PROCESSO

A classe será dividida em seis grupos com cinco alunos;
Cada grupo escolherá um período literário;
O grupo pesquisará os poetas desses períodos, montará um livro com cinco poesias, sendo que uma deverá identificar as características do período, com a biografia do seu autor;
Para a pesquisa, eles usaram a sala de informática e a biblioteca da escola;
As outras quatro poesias serão da preferência do aluno;
A capa do livro deve ter como tema obras do período;
Em um sarau, todos os membros do grupo irão ler uma poesia para a classe.
Alguns Sites para pesquisa: www.brasilescola.com.br
www.biblio.com.br
www.literaturabrasileira.net





CONCLUSÃO
Com este trabalho os alunos conhecerão as características de cada período literário brasileiro assim como os seus principais poetas e obras.

AVALIAÇÃ
Os alunos serão avaliados através da participação ativa nas tarefas de cada um dentro de grupo e pelo conhecimento adquirido no final do trabalho.




Professores:
Lucélia da Rocha Teixeira Kronitzky.
Noilson Pereira dos Santos.
Virgínia de Almeida.

Um comentário:

  1. não consegui configurar da forma que queria no blog, não gotei.
    como faço????

    ResponderExcluir