quinta-feira, 12 de novembro de 2009

WEBQUEST

Tema: Segregação: Martin Luther King, Jr. (Discurso: “Eu tenho um sonho”)

Tempo Previsto: 3h/a

Turma: 1ª Série do Ensino Médio

Objetivos Gerais:
- Ampliar a capacidade de interpretação visual ou textual dos alunos.
- Despertar no aluno o interesse de interagir com uma nova cultura.
- Despertar no aluno a consciência crítica quanto a segregação em um outro país, o fazendo pontuar o tema de escravidão do seu próprio país.
- Fazer com que o aluno confronte as divergências e convergências entre o país estudado e o seu.
- Possibilitar o aluno a se relacionar com os diferentes aspectos da formação cultural Americana, direcionando-o para uma melhor prática docente do inglês, tornando-o melhor orientado em suas inter-relações com a sua cultura de origem.

Objetivos Específicos:
- Ampliar o vocabulário do aluno.
- Conscientizar os alunos sobre a difícil luta dos negros para chegarem ao poder.
- Desenvolver a habilidade visual com as atividades propostas.
- Dar a possibilidade para o aluno diferenciar os costumes de seu e de outro país.
- Aperfeiçoar as competências de reading e listening.
- Mostrar aos alunos um pouco sobre a cultura norte americana, dando ênfase a um fato histórico do país, que acabou contagiando todo o mundo. Mas, principalmente instigar neles o desejo de conhecer um pouco mais sobre a luta contra o preconceito racial e o amor ao próximo, dentro de um país julgado muito poderoso pelo seu valor econômico.

Recursos:
- Dicionário inglês/português, cópias dos exercícios propostos, cópias dos textos de ensino, livro didático, giz e lousa, e um DVD contendo o discurso falado por Martin Luther King, Jr.
Metodologia:
-Após identificarmos alguns conhecimentos dos alunos sobre os Estados Unidos, lhes apresentaremos alguns indícios de segregação norte americana, para instigar neles a vontade de debater sobre o assunto. Esse debate e apresentação da luta de Luther King, Jr. Será lhes apresentada na primeira aula. Na segunda aula, lhes apresentaremos o discurso feito por Luther King, Jr. “Eu tenho um sonho”, por escrito e em DVD, em duas versões; português e inglês. Consecutivamente, na terceira aula faremos os exercícios por escrito.

Avaliação:
- Os alunos serão avaliados em todo o processo de ensino, avaliaremos a leitura, escrita e diálogo dos alunos. O exercício escrito será utilizado apenas como participação e entendimento da aula.
Professoras: Daiane Durães, Larissa Oliveira e Vanessa Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário