domingo, 22 de novembro de 2009

Hei!!!!

O que acharam da nova cor???? Gostaram?????

4 comentários:

  1. Amei a nova cor Profa. Sílvia agora sim ficou com um visual melhor, e peço por favor me add se não posso postar meus planos de aula certo?
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. O Homem Etiqueta
    Os Sem-Identidade...
    “Em minha calça está grudado um nome
    Que não é meu de batismo ou de cartório
    Um nome... estranho.
    Meu blusão traz lembrete de bebida
    Que jamais pus na boca, nessa vida,
    Em minha camiseta, a marca de cigarro
    Que não fumo, até hoje não fumei.
    Minhas meias falam de produtos
    Que nunca experimentei
    Mas são comunicados a meus pés.
    Meu tênis é proclama colorido
    De alguma coisa não provada
    Por este provador de longa idade.
    Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
    Minha gravata e cinto e escova e pente,
    Meu copo, minha xícara,
    Minha toalha de banho e sabonete,
    Meu isso, meu aquilo.
    Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
    São mensagens,
    Letras falantes,
    Gritos visuais,
    Ordens de uso, abuso, reincidências.
    Costume, hábito, premência,
    Indispensabilidade,
    E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
    Escravo da matéria anunciada.”
    Carlos Drummond de Andrade
    (Trecho do poema “Eu Etiqueta”, publicado no livro “O Corpo”, Editora Record)
    Li o poema e me vi etiquetado. Dos pés à cabeça. E até nas roupas íntimas, invisíveis aos olhos alheios, também vem grudada uma marca... Não sou mais eu? Deixei de ser quem sou? Assumi outra(s) identidade(s)? E que novas formas de me apresentar perante aos outros passei a utilizar a partir das etiquetas que uso?
    Se sou aquilo que visto então sou o jeans da moda ou o genérico vendido na feira ou no saldão do grande magazine? Meu odor é de perfume francês, recomendado por uma bela modelo ou por um famoso atleta? Ou então minha fragrância é somente aquela do desodorante vendido em grande quantidade em qualquer supermercado de bairro? Uso calçados esportivos dos grandes campeões? Ou calço as sandálias que não soltam as tiras, não deformam e não tem cheiro – que até pouco tempo atrás eram populares e hoje são internacionais?
    Em meu pulso, a ditar o ritmo de minha vida tenho um original relógio suíço, daqueles que valem um automóvel? O que estou bebendo é anunciado com pompa e cerimônia na TV como a bebida da juventude ou do sucesso? Ando de ônibus ou já me dou ao luxo de ter um belo sedan daquela multinacional poderosa?
    Quem sou eu? Homem livre ou escravo da moda e das tendências? Para onde vou e como penso dependem de influências externas, de itens de mercado, de posses e bens? Sou filho de minha mãe e de meu pai ou um rebento do mercado, da publicidade, do consumismo que não apenas consome meu dinheiro, minha grana, mas principalmente minha alma, meu ser?
    Num mundo de marcas alhures é difícil perceber-se e, mais complicado ainda, ver os outros por detrás de tantos logotipos, marcas, propagandas e comerciais. O que se vê não é alguém, com RG e Certidão de Nascimento que definem origens, paternidade e dão indícios de identidade... O que vemos, a olho nu, como nos diz do alto de toda a sua sabedoria e alma de poeta o mestre Carlos Drummond de Andrade, é somente o homem etiqueta...

    ResponderExcluir
  3. Plano de aula 9
    Gênero: Poesia
    Título: POESIA NO PÉ


    Assunto: A leitura análise, e interpretação textual, trabalhando com poesia não literária.


    Autor: Profa. Selma Braga dos Santos Januário

    Público Alvo: 9º Ano

    Duração: 2 horas e 30 min./Aulas


    Objetivo: Levar o aluno ao despertar da leitura. Criar condições para que o aluno desenvolva habilidades e caráter investigativo, apropriando-se da leitura e tornando - se construtor dos seus próprios pensamentos. Identificando o gênero “ “Poesia “, noções sobre versificação trabalhando com análise e produção escrita.

    Material: texto impresso.


    Etapas de Desenvolvimento do Trabalho:

    Apresentação textual para que os alunos leiam e interpretem o texto, de forma clara e objetiva. Identificando o gênero “ “Poesia “, noções sobre versificação trabalhando com análise e produção escrita.


    POESIA NO PÉ

    Evelyn Heine

    Um menino lá de Minas,
    Nasceu com poesia no pé.
    Conquistou o mundo inteiro.
    Virou mito esse Pelé.
    Rei sem berço e sem coroa,
    Fez do campo o seu reinado.
    A torcida ainda ecoa
    Para sempre um “obrigado”.
    Ele e bola se entendiam
    Como dois apaixonados.
    Num bailado de carinhos,
    Que viravam gols marcados.
    Futebol pode ser arte?
    Eu não sei... acho que não.
    Se bem que ele faz parte
    Da cultura da Nação.
    Futebol tem poesia?
    Não sei bem, acho que não.
    Mas do que jeito que fazia
    Encantava a multidão.
    Pára, chuta, vira e solta...
    Só quem viu, acreditou.
    Como é que poderia
    Uma dança virar gol.



    Atividades
    1- Que personagem é citado na poesia?
    2- Quanto a estrutura dessa poesia responda: Quantos estrofes e versos ela possui?
    3- Com o tema “Futebol Brasileiro”, faça uma poesia utilizando outra personagem.

    ResponderExcluir
  4. AVALIAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA II

    Profa.Selma Braga dos Santos Januário

    NOME:___________________________________Nº___________ SÉRIE:________


    1- Verifique a Lista abaixo e analise as datas, posses, e partidos dos Ex-Presidentes dos EUA incluindo o atual. Complete os itens que estão faltando a seguir:

    Lista de Presidentes dos Estados Unidos da América
    # Nome Posse Término Partido
    1 ...................... 1789 1797 sem partido
    2 John Adams 1797 1801 Federalista
    3 ........................ 1801 1809 Democrata-Republicano
    4 James Madison 1809 1817 Democrata-Republicano
    5 James Monroe 1817 1825 Democrata-Republicano
    6 John Quincy Adams 1825 1829 Democrata-Republicano
    7 ....................... 1829 1837 Democrata
    8 Martin Van Buren 1837 1841 ......................................
    9 William Henry Harrison 1841 1841 Whig
    10 John Tyler 1841 1845 Whig
    11 James Knox Polk 1845 1849 Democrata
    12 Zachary Taylor 1849 1850 Whig
    13 Millard Fillmore 1850 1853 Whig
    14 Franklin Pierce 1853 1857 Democrata
    15 James Buchanan 1857 1861 Democrata
    16 Abraham Lincoln
    1861 1865 .....................................
    17 Andrew Johnson 1865 1869 Republicano
    18 Ulysses Simpson Grant
    1869 1877 Republicano
    19 Rutherford Birchard Hayes 1877 1881 Republicano
    20 James Abram Garfield 1881 1881 Republicano
    21 Chester Alan Arthur 1881 1885 Republicano
    22 Stephen Grover Cleveland 1885 1889 Democrata
    23 Benjamin Harrison 1889 1893 Republicano
    24 Stephen Grover Cleveland 1893 1897 Democrata
    25 William McKinley 1897 1901 Republicano
    26 Theodore Roosevelt II 1901 1909 Republicano
    27 William Howard Taft 1909 1913 Republicano
    28 Thomas Woodrow Wilson 1913 1921 Democrata
    29 Warren Gamaliel Harding 1921 1923 Republicano
    30 John Calvin Coolidge Jr. 1923 1929 Republicano
    31 Herbert Clark Hoover 1929 1933 Republicano
    32 Franklin Delano Roosevelt 1933 1945 Democrata
    33 Harry S. Truman 1945 1953 Democrata
    34 Dwight David Eisenhower 1953 1961 Republicano
    35 ........................................... ........ 19.... Democrata
    36 Lyndon Baines Johnson 1963 1969 Democrata
    37 Richard Milhous Nixon 1969 1974 Republicano
    38 Gerald Rudolph Ford Jr. 1974 1977 Republicano
    39 James Earl Carter Jr. 1977 1981 Democrata
    40 Ronald Wilson Reagan 1981 1989 Republicano
    41 George H. W. Bush 1989 .......... ......................
    42 .......................................... 1993 2001 Democrata
    43 ......................................... 2001 2009 Republicano
    44 ........................................... 2009 Democrata


    2- Qual foi o Primeiro Presidente dos Estados Unidos?
    .............................................................................................................................................
    3- Quem é o atual Presidente dos EUA, e qual o seu Partido político?
    .............................................................................................................................................
    4-Quando ocorreu a Guerra Civil Americana? Nessa época quem era o atual Presidente dos EUA?
    .........................................................................................................................................................................................................................................................................................
    5-No período Pós-Guerra é constatado o desenvolvimento de ferrovias e há uma grande urbanização de imigrantes no país por quê?
    .......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

    ResponderExcluir