quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ENTREVISTA COM A PROFESSORA-PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Professor: Cláudia
Formação Acadêmica: Letras
Disciplina que ministra: Português
Séries: 6ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.
Tempo de experiência docente: 08 (oito) anos
Carga Horária de Trabalho Semanal: 30 horas/aulas
Média de alunos por sala de aula: 40 alunos


CLÁUDIA, com formação acadêmica em LETRAS, professora há oito anos, ministra aulas de português para as 6ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, com uma média de 40 alunos por sala, exerce uma carga horária de trabalho semanal de 30 horas/aula.
Ela afirma que não participou da elaboração da Proposta Pedagógica da escola, mas teve a oportunidade de conhecê-la quando da sua efetivação na escola e durante o planejamento realizado no início das aulas. Observou que ela está voltada para o interesse da comunidade escolar, adaptando-se sua gestão, seu desenvolvimento profissional, seu currículo e avaliação, à cultura organizacional do contexto histórico, cultural, social e econômico dos seus interessados (alunos). Segundo ela, desde que iniciou na escola, notou que todos trabalhavam com um objetivo em comum. ”Há uma gestão democrática, onde diretores, funcionários, professores, pais, alunos e comunidade buscam a prática da cidadania. Assim, procuro participar e contribuir com minha parte, para que este objetivo seja alcançado com sucesso”, diz a professora.
Ainda sobre os objetivos, conclui dizendo fazer uma reflexão cuidadosa sobre a sua prática pedagógica, procurando conhecer a turma para saber o que é e como fazer o seu trabalho. Após uma avaliação contínua, procura traçar o melhor caminho para que possa contribuir na aprendizagem, procurando colocar o objetivo de estudo dentro de um universo que faça sentido para o aluno (contextualização). Procura ministrar aulas que desafiem e ensinem os alunos, principalmente os temas transversais, acompanhando todo o desenvolvimento do aluno durante todas as aulas, conduzindo as dificuldades dos alunos, tanto de forma geral, como individualizada. Abre espaços durante as aulas para perguntas, sanando todas elas ou mostrando-lhes o caminho pára que encontrem as respostas.
Indagada sobre o seu trabalho, se é prazeroso e sobre aspectos negativos e positivos, Cláudia responde: “Eu amo meu trabalho. Existem diversos pontos positivos, entre eles, o contato com crianças, jovens e adultos que é muito bom, pois estamos sempre aprendendo, e o fato de estarmos sempre atualizados e poder reciclar sempre para poder acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Quanto aos aspectos negativos, a escola e a educação no Brasil, estão deixando a desejar e a questão salarial é uma vergonha em todo país”.
A professora, primeiro traça os seus objetivos e faz uma sondagem, estudando a realidade dos alunos sobre determinado assunto, depois estabelece as metodologias, com alguns exemplos enumerados a seguir: produção e análise textual através de fragmentos de letras musicais, poemas, contos, crônicas, imagens e outros: atividades extra classe, trazendo curiosidades e reportagens interessantes para serem lidas e interpretadas em sala de aula: estudo ortográfico através de textos com lacunas, paráfrases textuais: projetos de datas culturais trabalhando atividades relacionadas à linguagem. Cláudia procura explorar em seus alunos diversas estratégias de leitura, atividades orais e escritas, recursos gráfico-visual (linguagem não-verbal), vídeo, biblioteca (sala de leitura), computador, escrita e reescrita de textos. Prefere a produção de texto, onde pode conhecer melhor a realidade dos alunos.
Utiliza recursos durante as aulas como: livros didáticos, leitura de diversos textos diferenciados aula expositiva, cartazes, vídeos, biblioteca, computados (embora não tenha tido oportunidade de fazer nenhum projeto nessa escola que envolva computadores), músicas, pesquisa, teatro, entre outros. Uns dos recursos que faz com que os alunos fiquem mais interessados é o uso do computador para pesquisas e elaboração de trabalhos. Segundo a professora o que torna difícil é que as salas possuem em média 40 alunos e somente 10 computadores, sendo que eles ficam entusiasmados com o fato de “poder sentar-se” diante de um computador.
A relação aluno / professor está um pouco desgastada. Diz isso baseada na quantidade de alunos na sala de aula. Se houvesse um menor número de alunos por sala, seria possível um maior contato entre professor e aluno. Assim o atendimento individualizado seria mais proveitoso e o ambiente de trabalho, mais harmonioso, o professor deveria estar mais próximo dos seus alunos para sanar suas dúvidas e dificuldades. Como isso não é possível, cabe ao professor, fazer com que suas aulas sejam um verdadeiro desafio para seus alunos, onde os mesmos possam buscar o conhecimento, fazendo do educador um mediador.
Cláudia avalia a escola como uma escola cidadã, onde todos participam com o objetivo de construir uma educação democrática, justa e igualitária comprometida com a formação de cidadãos e com o desenvolvimento do ser humano. Quanto ao seu trabalho a professora acredita estar sempre aprendendo e buscando maiores conhecimentos participando de cursos de formação, palestras e outros. Atualmente está fazendo o curso ¨Letra e Vida¨ na delegacia de ensino de Sumaré.
A professora procura analisar o aluno como um todo, acompanhando o caminho que ele faz, para descobrir as suas dificuldades e necessidades. Procura também, trabalhar muito com atividades interativas em que existam o diálogo, a troca entre os alunos, a participação e a cooperação. Têm conversas individuais com os alunos, olha o caderno, as produções de textos, faz questionamentos constantes para que possam aprofundar as suas respostas enfim procura acompanhar a turma ajudando a ultrapassar os obstáculos do caminho. Participa de vários projetos que serão e estão sendo desenvolvidos na escola. Um deles é o projeto “Teatro” onde cada série irá apresentar uma peça teatral sobre um livro que eles estão lendo. Haverá um festival de teatro em outubro. Seu objetivo principal, que é também o objetivo da proposta pedagógica da escola, é formar alunos-cidadãos que participem, interagindo nas mudanças da educação do país, assim, o exercício da cidadania.

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