*Trabalho elaborado por:
Débora Santos RA. 0780145
Thiago Maerki RA. 0780006
Letras – 6º série – FAC 3
Débora Santos RA. 0780145
Thiago Maerki RA. 0780006
Letras – 6º série – FAC 3
Objetivo:
O objetivo central é proporcionar aos alunos diferentes situações de leitura, para que estes venham aprimorar suas habilidades lingüísticas refletindo sobre os diferentes usos da língua. Além disso busca-se favorecer a interação entre os discentes e o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação, argumentação, organização de textos e produção textual.
O objetivo central é proporcionar aos alunos diferentes situações de leitura, para que estes venham aprimorar suas habilidades lingüísticas refletindo sobre os diferentes usos da língua. Além disso busca-se favorecer a interação entre os discentes e o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação, argumentação, organização de textos e produção textual.
Delimitando a tarefa:
Ao término deste trabalho os alunos deverão saber reconhecer no texto:
1- A tese defendida pelo texto;
2- Os argumentos apresentados em favor da tese defendida;
3- Os contra-argumentos levantados em teses contrárias;
4- Coerência entre tese e argumentos.
Ao término deste trabalho os alunos deverão saber reconhecer no texto:
1- A tese defendida pelo texto;
2- Os argumentos apresentados em favor da tese defendida;
3- Os contra-argumentos levantados em teses contrárias;
4- Coerência entre tese e argumentos.
Público alvo:
Esta tarefa será desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa na 1º série do ensino médio.
Esta tarefa será desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa na 1º série do ensino médio.
Materiais a serem utilizados:
Texto selecionado da Literatura de Cordel para exposição, análise e discussão em sala de aula. O texto será exposto pelo (a) educador (a) em folheto assim como os escritores dessa literatura;
Livros e gibis de poemas da literatura estudada para pesquisa e leitura, todos encontrados na biblioteca da escola;
Aparelho de som para onde se escutará músicas referentes a literatura de cordel;
Computador, presente no laboratório de informática da escola, para pesquisa sobre os textos e modos de escrita da Literatura de Cordel.
Texto selecionado da Literatura de Cordel para exposição, análise e discussão em sala de aula. O texto será exposto pelo (a) educador (a) em folheto assim como os escritores dessa literatura;
Livros e gibis de poemas da literatura estudada para pesquisa e leitura, todos encontrados na biblioteca da escola;
Aparelho de som para onde se escutará músicas referentes a literatura de cordel;
Computador, presente no laboratório de informática da escola, para pesquisa sobre os textos e modos de escrita da Literatura de Cordel.
Conteúdo programático:
Etapa 1:
Pesquisando sobre as origens e características da Literatura de Cordel:
Academia Brasileira de Literatura de Cordel: www.ablc.com.br
Cordel Campina: http://www.cordelcampina.com.br/
Cordel on-line: http://www.cordelonline.com.br/
Mundo Cordel: http://www.mundocordel.blogspot.com/
Portal do Cordel: http://www.portaldocordel.com.br/
Etapa 2:
Ouvir as músicas : “Triste Partida” interprete Luiz Gonzaga – composição – Patativa do Assaré e “Vaca Estrela e Boi Fubá” interprete Tonico e Tinoco e composição de Patativa do Assaré .
Etapa 3 :
Produzindo sua literatura de cordel, pesquisar o modo de escrita da literatura de cordel, seus temas, sua forma de composição nos seguintes sites:
Academia Brasileira de Literatura de Cordel: http://www.ablc.com.br/
Cordel Campina: http://www.cordelcampina.com.br/
Cordel on-line: http://www.cordelonline.com.br/
Mundo Cordel: http://www.mundocordel.blogspot.com/
Portal do Cordel: http://www.portaldocordel.com.br/
Etapa 4:
Exposição dos textos dos alunos em varais.
Etapa 1:
Pesquisando sobre as origens e características da Literatura de Cordel:
Academia Brasileira de Literatura de Cordel: www.ablc.com.br
Cordel Campina: http://www.cordelcampina.com.br/
Cordel on-line: http://www.cordelonline.com.br/
Mundo Cordel: http://www.mundocordel.blogspot.com/
Portal do Cordel: http://www.portaldocordel.com.br/
Etapa 2:
Ouvir as músicas : “Triste Partida” interprete Luiz Gonzaga – composição – Patativa do Assaré e “Vaca Estrela e Boi Fubá” interprete Tonico e Tinoco e composição de Patativa do Assaré .
Etapa 3 :
Produzindo sua literatura de cordel, pesquisar o modo de escrita da literatura de cordel, seus temas, sua forma de composição nos seguintes sites:
Academia Brasileira de Literatura de Cordel: http://www.ablc.com.br/
Cordel Campina: http://www.cordelcampina.com.br/
Cordel on-line: http://www.cordelonline.com.br/
Mundo Cordel: http://www.mundocordel.blogspot.com/
Portal do Cordel: http://www.portaldocordel.com.br/
Etapa 4:
Exposição dos textos dos alunos em varais.
Conclusão:
A vantagem de se trabalhar com a literatura de cordel é que o poema trabalha com uma linguagem diferente daquela científica, pois é uma linguagem poético-literária, na qual tudo é possível. Assim, o educador de língua portuguesa ensina aos alunos a reconhecer as competências de uma análise significativa do texto .
A vantagem de se trabalhar com a literatura de cordel é que o poema trabalha com uma linguagem diferente daquela científica, pois é uma linguagem poético-literária, na qual tudo é possível. Assim, o educador de língua portuguesa ensina aos alunos a reconhecer as competências de uma análise significativa do texto .
Nenhum comentário:
Postar um comentário