sábado, 14 de novembro de 2009

WEBQUEST / LEITURA: ESTUDO DA LITERATURA DE CORDEL

*Trabalho elaborado por:
Débora Santos RA. 0780145
Thiago Maerki RA. 0780006
Letras – 6º série – FAC 3
Objetivo:
O objetivo central é proporcionar aos alunos diferentes situações de leitura, para que estes venham aprimorar suas habilidades lingüísticas refletindo sobre os diferentes usos da língua. Além disso busca-se favorecer a interação entre os discentes e o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação, argumentação, organização de textos e produção textual.
Delimitando a tarefa:
Ao término deste trabalho os alunos deverão saber reconhecer no texto:
1- A tese defendida pelo texto;
2- Os argumentos apresentados em favor da tese defendida;
3- Os contra-argumentos levantados em teses contrárias;
4- Coerência entre tese e argumentos.
Público alvo:
Esta tarefa será desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa na 1º série do ensino médio.
Materiais a serem utilizados:
Texto selecionado da Literatura de Cordel para exposição, análise e discussão em sala de aula. O texto será exposto pelo (a) educador (a) em folheto assim como os escritores dessa literatura;
Livros e gibis de poemas da literatura estudada para pesquisa e leitura, todos encontrados na biblioteca da escola;
Aparelho de som para onde se escutará músicas referentes a literatura de cordel;
Computador, presente no laboratório de informática da escola, para pesquisa sobre os textos e modos de escrita da Literatura de Cordel.
Conteúdo programático:
Etapa 1:
Pesquisando sobre as origens e características da Literatura de Cordel:
Academia Brasileira de Literatura de Cordel: www.ablc.com.br
Cordel Campina: http://www.cordelcampina.com.br/
Cordel on-line: http://www.cordelonline.com.br/
Mundo Cordel: http://www.mundocordel.blogspot.com/
Portal do Cordel: http://www.portaldocordel.com.br/
Etapa 2:
Ouvir as músicas : “Triste Partida” interprete Luiz Gonzaga – composição – Patativa do Assaré e “Vaca Estrela e Boi Fubá” interprete Tonico e Tinoco e composição de Patativa do Assaré .
Etapa 3 :
Produzindo sua literatura de cordel, pesquisar o modo de escrita da literatura de cordel, seus temas, sua forma de composição nos seguintes sites:
Academia Brasileira de Literatura de Cordel: http://www.ablc.com.br/
Cordel Campina: http://www.cordelcampina.com.br/
Cordel on-line: http://www.cordelonline.com.br/
Mundo Cordel: http://www.mundocordel.blogspot.com/
Portal do Cordel: http://www.portaldocordel.com.br/
Etapa 4:
Exposição dos textos dos alunos em varais.
Conclusão:
A vantagem de se trabalhar com a literatura de cordel é que o poema trabalha com uma linguagem diferente daquela científica, pois é uma linguagem poético-literária, na qual tudo é possível. Assim, o educador de língua portuguesa ensina aos alunos a reconhecer as competências de uma análise significativa do texto .

Nenhum comentário:

Postar um comentário