sexta-feira, 13 de novembro de 2009

WEBQUEST - Literatura Inglesa

Tema: Romance Gótico

Série: 3º Ano do Ensino Médio

Aulas: 4 aulas

Objetivo Geral:
Ampliar o repertório cultural através do contato com a literatura inglesa.

Objetivos específicos:
Ler e compreender um romance gótico em inglês; ampliar vocabulário e produzir texto.


Procedimentos:

Pré-reading
Exibir algumas figuras que elucidem trechos do conto “The Canterville Ghost” com o auxílio de um projetor ou cartaz;
Pedir para que os alunos identifiquem que tipo de história se trata e que levantem hipóteses sobre a seqüência em que as cenas das figuras ocorrem no conto.
Levar os alunos a reconhecerem os elementos do romance gótico, através de perguntas como: onde a ação ocorre, como é a atmosfera do local, quais os sentimentos dos personagens, quais os eventos sobrenaturais e os objetos inanimados que costumam aparecer nesse tipo de história.
Distribuir cópias de um caça-palavras, onde os alunos deverão localizar palavras de vocabulário gótico que aparecem no texto. Os alunos poderão utilizar o dicionário.
While reading
Fazer a leitura do conto com os alunos
Exibir novamente as figuras para que façam as alterações necessárias sobre a seqüência do texto.
Os alunos deverão responder as questões de interpretação de texto.


Post-reading:
Levar os alunos à uma reflexão sobre o contraste entre as culturas inglesa e norte-americana, através de situações do texto, de forma que consigam perceber as diferenças entre o Velho e o Novo Mundo.
Entregar aos alunos a cena em que o Sr. Otis é acordado devido ao barulho das correntes do fantasma (quadrinhos) e pedir que continuem a história em três ou quatro quadrinhos, com um desfecho contemporâneo.
Pedir para que dois ou três alunos leiam a história em quadrinhos produzida.

Recursos:
Projetor/cartaz, cópias do texto, dicionário.


Avaliação:
Será avaliada a participação em sala de aula diante dos exercícios propostos e a elaboração da história em quadrinhos.

Andréia Ferraz / Luciane

Nenhum comentário:

Postar um comentário