quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Webquestion


Elaboração de um livro de coletâneas de textos narrativos

Tempo para realização da atividade – 2 meses
A maior parte da atividade será realizada em sala de aula.

Introdução


Essa atividade tem o objetivo de criar uma oficina de leitura para capacitar aos alunos para a leitura e criação de textos narrativos. Ao término da atividade será publicado um livro com as narrações dos alunos.

Tarefa

Produzir um livro com coletâneas de textos produzidos pelos alunos que participam da oficina de leitura.

Processo
Ler um texto narrativo e observar as funções do personagem principal, secundário, tempo, espaço, enredo e foco narrativo.
Escrever uma pequena narrativa individualmente sobre que tipo história você gostaria de criar. Esse texto servirá de registro para que você possa recorrer a essas ideias iniciais quando for planejar seu próprio texto narrativo.
Ler o texto produzido em voz alta para os colegas. As ideias semelhantes podem ajudar na formação de duplas de trabalho para as oficinas de escrita.
Coletivamente, preparem um mural na sala de aula e organizem os textos produzidos para que possam consultá-los quando houver necessidade.
Preparar uma roda de leitura. Organizar um espaço na sala de aula. Poder ser colocado um tapete no chão para ficarem mais a vontade e pequenas almofadas.
Trazer livros de casa sobre as histórias que gostam de ler para serem colocados em uma caixa decorada que haverá na sala especialmente para essa atividade.
Decidir que tipos de leitura desejam fazer: apreciar um autor, contemplar um gênero literário, discutir critérios para a escolha de livros.
Depois de feitos os preparativos para roda de leitura vocês deverão:
• Folhear os livros reunidos na caixa.
• Fazer leituras de pequenos trechos, comentando suas impressões.
• Observarem a biografia do autor, que geralmente é divulgada na orelha dos livros.
• Trocarem informações sobre o que vocês pensam ou perceberam do autor escolhido para o grupo e sobre os textos que eles escreveram.
• Refletir se vocês sentiram vontade de ler os livros expostos e o porquê.
• Escolham um dos livros para levarem para casa e fazer, individualmente, sua leitura na integra. É preciso que vocês explicitem os critérios utilizados na escolha desse livro (número de páginas, ilustrações, autor conhecido, título interessante, indicação do colega etc.).
• Na próxima roda de leitura vocês devem comentar as experiências da leitura, confirmando ou não as expectativas que tinham em relação ao livro escolhido.
Em duplas, vocês devem preparar fichas de leitura dos livros selecionados na roda de leitura, com informações gerais sobre esses livros e um pequeno resumo da história, o que no caso dos textos narrativos é o próprio enredo.
Façam a revisão dos textos em duplas. Caso tenham dificuldade, peçam auxilio aos outros colegas da sala.
Faça um texto narrativo, individualmente, considere os conhecimentos adquiridos sobre esse gênero textual.
Para concluir em pequenos grupos, façam a revisão dos textos com bases nas aulas.
Fontes de informações
Para solucionar possíveis dúvidas sobre textos narrativos vocês podem fazer pesquisas na internet e livros.
Avaliação
Os textos produzidos deverão ser entregues ao professor para serem feitas possíveis correções. O trabalho ira compor 50% da nota do bimestre.
Conclusão
Os textos serão reunidos e transformados em um livro de coletâneas de redações. Cada aluno receberá um exemplar.

João Carlos Costa, Marcela Domingos, Monaliza Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário