Orfeu e Eurídice
por : Maria Valéria de Oliveira e Thiago Gonçalves
Introdução
Você sabe o que é mitologia ? Conhece seus personagens e suas estórias ?
Convidamos você a conhecer um pouco sobre uma das estórias de amor mais famosas da humanidade, a história de Orfeu e Eurídice.
Personagens da mitologia grega a história deles já foi tema de quadros, óperas e filmes.
O intuito desta webquest é mostrar que histórias, por mais antigas que sejam, sempre nos ensinam muito a respeito de seus personagens e de nós mesmos.
Tarefa
Escreva a sua versão da estória de Orfeu e Eurídice, baseando-se nas versões lidas do texto mitológico e nas abordagens trabalhadas nos dois filmes. Você pode utilizar uma narrativa, um texto descritivo, opinativo, poema, música, história em quadrinhos, peça de teatro.
Processo
1. Formar grupos de no mínimo 3 e no máximo 5 alunos.
2. Ler a história de Orfeu e Eurídice. Você pode acessar os sites :
http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=606694
http://anamargens.blogspot.com/2006/06/Orfeu-e-eurdice-lendas-e-mitos.html
http://educaçao.uol.br/artes/orfeu-e-euridice.jhtm
3. Após a leitura escreva um texto colocando as suas impressões sobre a estória lida. Justifique suas impressões.
4. O texto final deverá ser enviado para o endereço marivaleriavaleriaoliveira@yahoo.com.br até dia ___/___.
5. No dia ___/____ o filme “Orfeu do Carnaval” (1959) será exibido em sala de aula.
6. Após exibição os grupos deverão se reunir e escrever o que acharam mais importante no filme.
7. Em casa, os grupos deverão assistir ao filme “Orfeu” (1999) de Cacá Diegues, disponível em locadora. Nesse caso repetir o passo nº 6.
Orientações :
a. Após escrever o texto, leiam para pessoas mais próximas, pais, tios, avós, para verificar se as idéias estão bem organizadas no texto.
b. Lembre-se: todo texto deve conter começo, meio e fim. A coerência e coesão são muito importantes.
c. Caso haja necessidade de uma segunda leitura dos filmes, procurem o professor.
d. Apesar dos sites indicados, se você possuir outras referências bibliográficas, traga-as para avaliação do professor antes de utilizá-las.
Recursos
http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=606694
http://anamargens.blogspot.com/2006/06/Orfeu-e-eurdice-lendas-e-mitos.html
http://educaçao.uol.br/artes/orfeu-e-euridice.jhtm
http://adorocinema.com.br
Avaliação
Para avaliação de seu texto considere :
1. Todas as atividades da tarefa foram realizadas?
2. Organização das informações.
3. Desempenho do grupo no desenvolvimento das atividades.
4. Elaboração do texto final:
clareza e coerência do texto;
grafia correta das palavras e pontuação adequada;
criatividade no trato das informações pesquisadas.
Conclusão
Foram produzidos textos sobre Orfeu e Eurídice segundo o ponto de vista dos alunos dessa turma.
Assim como Romeu e Julieta, Bentinho e Capitu, Martin e Iracema, Augusto e sua Moreninha, e tantos outros pares românticos, esse par da mitologia grega ainda hoje alimenta sonhos e suspiros.
Através dessa experiência não só a imaginação, mas a criatividade destes alunos foi colocada em prática. Desse modo, vivenciaram novas ferramentas disponíveis no computador, além de fortalecer os laços de cooperação entre si.
Créditos e Referências
http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=606694
http://anamargens.blogspot.com/2006/06/Orfeu-e-eurdice-lendas-e-mitos.html
http://educaçao.uol.br/artes/orfeu-e-euridice.jhtm
http://adorocinema.com.br
http://webquest.sp.senac.br
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário