terça-feira, 13 de abril de 2010

LIBRAS nas escolas públicas


O deputado estadual Edmir Chedid (DEM) afirmou que a Assembleia Legislativa deverá votar neste semestre o Projeto de Lei (PL) 234/08, que institui a tradução simultânea para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) das aulas do ensino fundamental e médio do Estado. A proposta, apresentada pelo parlamentar, se fundamenta na Lei Federal 10.436/02, que considera a LIBRAS um instrumento legal de comunicação.

A intenção é de garantir aos portadores de deficiência auditivia integrados à rede pública estadual de ensino ao pleno exercício da cidadania, conforme ordena a legislação contemporânea e a Constiutição Fedral. "Não existe no contexto universal um país bilíngue sem que sua população majoritária, que é o ouvinte, não conheça sua segunda língua. O Brasil está nesta condição", disse o pedagogo bilíngue Thiago Lemes de Oliveira, da EducaLIBRAS.

O tradutor/intérprete Andrey Lemes da Cruz, da EducaLIBRAS, defendeu a importância do Projeto de Lei que concede à pessoa o direito à cidadania. "Acredito que a aprovação do Projeto de Lei também possa favorecer o mercado de trabalho dos tradutores/intérpretes. Afinal, falta mão de obra qualificada no país", completou.

Para Edmir Chedid, a aprovação do Projeto de Lei será fundamental para a qualidade da educação oferecida pelo Estado. Confiante na aprovação, ele comentou que o apoio ao PL poderá ser diferencial no momento da votação. "A Secretaria da Educação mantinha classes especiais, mas isso mudou com a inclusão do aluno portador de deficiência à rotina das salas de aula. Estou grato ao apoio recebido e confiante na aprovação", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário