domingo, 18 de abril de 2010

"Compromisso Campinas pela Educação" promove Semana da Educação

A educação pública em Campinas estará em destaque entre os dias 26 e 30 de abril. Neste período acontece a Semana da Educação, evento inédito promovido pelo Compromisso Campinas pela Educação. A iniciativa deve mobilizar a sociedade civil para a causa “qualificação do ensino nas escolas públicas” e evidenciar a existência do CCE como movimento que trabalha em prol da melhoria da educação no setor público. A ocasião será ainda marcada pela presença ilustre do Embaixador da República da Coréia, Kyong Lim Choi, convidado especial da cerimônia de abertura da Semana da Educação. Lim Choi vai discursar a respeito da reforma educacional implementada pela Coréia do Sul em meados da década de 70 e que permitiu ao país ser hoje referência mundial em termos de educação pública de qualidade.

A Semana, em comemoração ao Dia da Educação lembrado nacionalmente a 28 de abril, será composta por uma série de eventos. Palestras, oficinas, workshops, sessão de filme, circuito turístico por pontos relacionados à educação na cidade, lançamento da campanha publicitária “Educação 10. É isso que Campinas quer!”, solenidade de encerramento do curso de extensão Gestão para o Sucesso Escolar (GSE) oferecido a diretores de escolas públicas das redes estadual e municipal de ensino, apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, estão entre as atividades previstas.

A programação da Semana da Educação será essencialmente gratuita. Os interessados deverão garantir participação nas atividades distribuídas pelas manhãs, tardes e noites do período mediante inscrição prévia a ser feita no hot site www.compromissocampinas.org.br/semanadaeducacao

A solenidade de abertura da Semana da Educação, somente para convidados, acontece às 19h no Espaço Iguatemi, no Iguatemi Campinas, com as presenças de autoridades, educadores, empresários, executivos, líderes religiosos, imprensa, entre outros convidados.
No rol de palestrantes que integrarão o calendário da Semana estão confirmadas as presenças da neurocientista Suzana Herculano-Houzel, à frente do quadro Neuro Lógica do programa Fantástico, da Rede Globo, que na noite do dia 27 conduzirá o encontro sobre “A neurociência do aprendizado”.

A educadora paranaense Heloísa Lück, diretora educacional do Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado (Cedhap), em Curitiba, e consultora do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), é outra convidada especial para o evento. Doutora em Educação pela Universidade Columbia e pós-doutora em Pesquisa e Ensino Superior pela Universidade George Washington, ambas nos Estados Unidos, e autora de vários livros sobre o assunto, Heloísa abordará o tema “Gestão na Educação” em atividade especial e dirigida tão somente aos cursistas do GSE no dia 28.

O pesquisador Naércio Aquino Menezes Filho, ph.D. em economia pela Universidade de Londres, coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper, professor Associado da FEA-USP, consultor da Fundação Itaú Social e colunista do jornal Valor Econômico tem presença confirmada na noite de 28 de abril quando do debate sobre “O direito à educação de qualidade”, no Espaço Iguatemi.

Outra participação marcante é a do empresário Marcos Magalhães, ex-presidente da Philips na América Latina e presidente do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação. Em almoço a realizar-se no dia 30 Magalhães vai relatar a empresários e executivos experiência bem sucedida em reforma educacional na escola pública Ginásio Pernambucano, no Recife (PE).

Docentes e/ou diretores de escolas públicas interessados em levar seus alunos para as atividades previstas na programação da Semana da Educação deverão se dirigir aos organizadores da Semana para que providências especiais sejam tomadas devido à formação de grupos.

Patrocinadores
A Semana da Educação é patrocinada por aliados que mensalmente investem no Compromisso Campinas pela Educação. São elas: Graber, DPaschoal, CPFL Energia, Iguatemi Campinas, Transurc e Instituto Robert Bosch.
Na condição de apoiadora máster está a Brookfileld Incorporações.
Atoslog, Facamp, Rigesa e Rede Imobiliária Campinas Secovi respondem pelos apoios especiais.
Emdec, Royal Palm Hotéis, Prefeitura Municipal de Campinas, Câmara Municipal de Vereadores de Campinas, Livraria Saraiva, Secretaria Estadual da Educação e Unicamp são também parceiras desta primeira edição da Semana da Educação.

Sobre o Compromisso Campinas pela Educação
Célula local do movimento nacional Todos Pela Educação, o CCE reúne os setores público, privado e Terceiro Setor a fim de qualificar a educação pública na cidade de Campinas.
A missão do Compromisso Campinas pela Educação é melhorar substancialmente a performance escolar dos alunos das escolas públicas do ciclo básico (educação infantil + ensino fundamental + ensino médio) através de projetos e programas desenvolvidos e executados pelos três setores da sociedade.

O Compromisso Campinas pela Educação foi lançado em novembro de 2007. Na ocasião estiveram reunidas lideranças políticas e religiosas, empresários, formadores de opinião, executivos, representantes das principais instituições de ensino superior, professores, diretores de escolas, veículos de comunicação e muitos outros convidados que oficialmente se comprometeram a contribuir com a qualificação da educação pública.

O CCE tem metas, compartilhadas com o Todos Pela Educação, a serem cumpridas até 2022. Confira as cinco metas:

1 - Toda criança e jovem de quatro a 17 anos na escola
2 - Toda criança de oito anos saberá ler e escrever
3 - Todo aluno aprenderá o que é apropriado para sua série
4 - Todos os alunos vão concluir os ensinos Fundamental e Médio
5 - O investimento em Educação Básica será garantido e bem gerido

Mais informações: (19) 3794-3511/ 3512.

De 26 a 30 de abril série de eventos coloca a Educação Pública no centro das atenções

Um comentário:

  1. Perfeito.....quem puder, tem de participar....saudade e bjs a todos

    ResponderExcluir