sábado, 21 de agosto de 2010

Prefeitos aprovam o projeto “Conexão do Saber"

Texto produzido por: Edmilson Alves

Os prefeitos e representantes dos 19 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC) aprovaram, em primeira análise e discussão, uma abertura para implantação do programa “Conexão do Saber na RMC”, a ser aplicado nas escolas da rede municipal de educação. O programa, apresentado pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), por intermédio do secretário-executivo, Gustavo Zimmermann, durante a 106ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, na terça-feira, 17, em Cosmópolis, consiste, de primeiro momento, aplicar recursos nos laboratórios de informática dos colégios municipais.

A finalidade, de acordo com Zimmermann, é de fazer com que os alunos aprendam de forma lúdica, utilizando os módulos educacionais nos laboratórios de informática da escola. “Todo trabalho de estudo e criação dos ‘softwares’ foi desenvolvidos por técnicos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)”, explica. Com isso, salienta o diretor-executivo da Agemcamp, os professores, que serão os responsáveis pelos laboratórios, receberão qualificação e atualização pelos técnicos da Unicamp. Para ter ideia, o “Conexão do Saber” já agregou cerca de 200 mil alunos em diversas cidades do estado.

De acordo com a Agemcamp, os laboratórios devem estar equipados com, ao menos, 20 computadores (incluindo estabilizadores e ‘no-breaks’), ar condicionado e instalação elétrica. “Para uma melhor composição, sugerimos que cada computador seja ocupado por dois alunos, pois, assim, cria-se um melhor aprendizado, além de uma disputa saudável entre eles nos jogos educativos”, salienta Zimmermann. Para a aquisição destes equipamentos e implantação dos laboratórios nos colégios a Agemcamp propôs a utilização de verbas do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (Fundocamp), proposta semelhante da utilizada recentemente quando foram liberadas os recursos para reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Já o custo para implantação dos laboratórios, segundo Zimmermann, está orçado em R$ 102 mil, aproximadamente, por escola, para duas salas de informática. “Deste valor, 90% será custeado com recursos do Fundocamp”. Sendo assim, a Agemcamp, estima, caso os 19 municípios adotem os dois laboratórios de informática, previsto inicialmente, o custo final será de pouco mais de R$ 1,8 milhão.

No entanto, de acordo com a Agemcamp, o valor pode cair caso a rede municipal já tenha os computadores ou então que já tenha o laboratório todo equipado, como é o caso de Nova Odessa, que, recentemente, recebeu os equipamentos por meio de um convênio com o Ministério da Educação.

O programa “Conexão do Saber na RMC” prevê para a implantação e realização de oito atividades que são: cursos de qualificação e atualização de professores; acompanhamento dos professores conteudistas; acompanhamento pedagógico; cursos de qualificação para técnicos e estagiários; desenvolvimentos de novos módulos; desenvolvimento de jogos educacionais; e, por fim, atualização gráfica e correção ortográfica. De acordo com a Agemcamp, o projeto contempla a inclusão digital dos alunos; a qualificação dos professores da rede municipal de ensino fundamental; o aumento do envolvimento dos estudantes com as escolas; e a utilização da realidade do município na elaboração de material didático.

A apresentação do projeto, que primeiro foi realizado na reunião do Conselho, em julho, em Engenheiro Coelho, pelos técnicos da Unicamp, despertou o interesse dos prefeitos que aprovaram por unanimidade no encontro em Cosmópolis. A aprovação do município, conforme Zimmermann, não significa que ele receberá a verba. O convênio somente passa a valer depois de assinado. Apesar de a discussão ter avançado o projeto ainda está em fase inicial de discussão e aceitação. Para um maior esclarecimento, foi proposto que o município retire suas dúvidas, se possível, com os técnicos da Unicamp, por meio da Agemcamp. Outra sugestão é de que a Câmara Temática de Educação da RMC, compostas por secretários municipais da pasta, discutem o assunto amplamente no próximo encontro. O prefeito de Monte Mor, Rodrigo Maia, que, de início, disse que iria consultar seu secretário de Educação, para poder votar, ao final, com as explanações de Zimmermann, mudou de idéia e estava favorável ao projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário