sexta-feira, 23 de abril de 2010

Educação




" Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda" Paulo Freire

domingo, 18 de abril de 2010

"Compromisso Campinas pela Educação" promove Semana da Educação

A educação pública em Campinas estará em destaque entre os dias 26 e 30 de abril. Neste período acontece a Semana da Educação, evento inédito promovido pelo Compromisso Campinas pela Educação. A iniciativa deve mobilizar a sociedade civil para a causa “qualificação do ensino nas escolas públicas” e evidenciar a existência do CCE como movimento que trabalha em prol da melhoria da educação no setor público. A ocasião será ainda marcada pela presença ilustre do Embaixador da República da Coréia, Kyong Lim Choi, convidado especial da cerimônia de abertura da Semana da Educação. Lim Choi vai discursar a respeito da reforma educacional implementada pela Coréia do Sul em meados da década de 70 e que permitiu ao país ser hoje referência mundial em termos de educação pública de qualidade.

A Semana, em comemoração ao Dia da Educação lembrado nacionalmente a 28 de abril, será composta por uma série de eventos. Palestras, oficinas, workshops, sessão de filme, circuito turístico por pontos relacionados à educação na cidade, lançamento da campanha publicitária “Educação 10. É isso que Campinas quer!”, solenidade de encerramento do curso de extensão Gestão para o Sucesso Escolar (GSE) oferecido a diretores de escolas públicas das redes estadual e municipal de ensino, apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, estão entre as atividades previstas.

A programação da Semana da Educação será essencialmente gratuita. Os interessados deverão garantir participação nas atividades distribuídas pelas manhãs, tardes e noites do período mediante inscrição prévia a ser feita no hot site www.compromissocampinas.org.br/semanadaeducacao

A solenidade de abertura da Semana da Educação, somente para convidados, acontece às 19h no Espaço Iguatemi, no Iguatemi Campinas, com as presenças de autoridades, educadores, empresários, executivos, líderes religiosos, imprensa, entre outros convidados.
No rol de palestrantes que integrarão o calendário da Semana estão confirmadas as presenças da neurocientista Suzana Herculano-Houzel, à frente do quadro Neuro Lógica do programa Fantástico, da Rede Globo, que na noite do dia 27 conduzirá o encontro sobre “A neurociência do aprendizado”.

A educadora paranaense Heloísa Lück, diretora educacional do Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado (Cedhap), em Curitiba, e consultora do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), é outra convidada especial para o evento. Doutora em Educação pela Universidade Columbia e pós-doutora em Pesquisa e Ensino Superior pela Universidade George Washington, ambas nos Estados Unidos, e autora de vários livros sobre o assunto, Heloísa abordará o tema “Gestão na Educação” em atividade especial e dirigida tão somente aos cursistas do GSE no dia 28.

O pesquisador Naércio Aquino Menezes Filho, ph.D. em economia pela Universidade de Londres, coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper, professor Associado da FEA-USP, consultor da Fundação Itaú Social e colunista do jornal Valor Econômico tem presença confirmada na noite de 28 de abril quando do debate sobre “O direito à educação de qualidade”, no Espaço Iguatemi.

Outra participação marcante é a do empresário Marcos Magalhães, ex-presidente da Philips na América Latina e presidente do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação. Em almoço a realizar-se no dia 30 Magalhães vai relatar a empresários e executivos experiência bem sucedida em reforma educacional na escola pública Ginásio Pernambucano, no Recife (PE).

Docentes e/ou diretores de escolas públicas interessados em levar seus alunos para as atividades previstas na programação da Semana da Educação deverão se dirigir aos organizadores da Semana para que providências especiais sejam tomadas devido à formação de grupos.

Patrocinadores
A Semana da Educação é patrocinada por aliados que mensalmente investem no Compromisso Campinas pela Educação. São elas: Graber, DPaschoal, CPFL Energia, Iguatemi Campinas, Transurc e Instituto Robert Bosch.
Na condição de apoiadora máster está a Brookfileld Incorporações.
Atoslog, Facamp, Rigesa e Rede Imobiliária Campinas Secovi respondem pelos apoios especiais.
Emdec, Royal Palm Hotéis, Prefeitura Municipal de Campinas, Câmara Municipal de Vereadores de Campinas, Livraria Saraiva, Secretaria Estadual da Educação e Unicamp são também parceiras desta primeira edição da Semana da Educação.

Sobre o Compromisso Campinas pela Educação
Célula local do movimento nacional Todos Pela Educação, o CCE reúne os setores público, privado e Terceiro Setor a fim de qualificar a educação pública na cidade de Campinas.
A missão do Compromisso Campinas pela Educação é melhorar substancialmente a performance escolar dos alunos das escolas públicas do ciclo básico (educação infantil + ensino fundamental + ensino médio) através de projetos e programas desenvolvidos e executados pelos três setores da sociedade.

O Compromisso Campinas pela Educação foi lançado em novembro de 2007. Na ocasião estiveram reunidas lideranças políticas e religiosas, empresários, formadores de opinião, executivos, representantes das principais instituições de ensino superior, professores, diretores de escolas, veículos de comunicação e muitos outros convidados que oficialmente se comprometeram a contribuir com a qualificação da educação pública.

O CCE tem metas, compartilhadas com o Todos Pela Educação, a serem cumpridas até 2022. Confira as cinco metas:

1 - Toda criança e jovem de quatro a 17 anos na escola
2 - Toda criança de oito anos saberá ler e escrever
3 - Todo aluno aprenderá o que é apropriado para sua série
4 - Todos os alunos vão concluir os ensinos Fundamental e Médio
5 - O investimento em Educação Básica será garantido e bem gerido

Mais informações: (19) 3794-3511/ 3512.

De 26 a 30 de abril série de eventos coloca a Educação Pública no centro das atenções

terça-feira, 13 de abril de 2010

LIBRAS nas escolas públicas


O deputado estadual Edmir Chedid (DEM) afirmou que a Assembleia Legislativa deverá votar neste semestre o Projeto de Lei (PL) 234/08, que institui a tradução simultânea para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) das aulas do ensino fundamental e médio do Estado. A proposta, apresentada pelo parlamentar, se fundamenta na Lei Federal 10.436/02, que considera a LIBRAS um instrumento legal de comunicação.

A intenção é de garantir aos portadores de deficiência auditivia integrados à rede pública estadual de ensino ao pleno exercício da cidadania, conforme ordena a legislação contemporânea e a Constiutição Fedral. "Não existe no contexto universal um país bilíngue sem que sua população majoritária, que é o ouvinte, não conheça sua segunda língua. O Brasil está nesta condição", disse o pedagogo bilíngue Thiago Lemes de Oliveira, da EducaLIBRAS.

O tradutor/intérprete Andrey Lemes da Cruz, da EducaLIBRAS, defendeu a importância do Projeto de Lei que concede à pessoa o direito à cidadania. "Acredito que a aprovação do Projeto de Lei também possa favorecer o mercado de trabalho dos tradutores/intérpretes. Afinal, falta mão de obra qualificada no país", completou.

Para Edmir Chedid, a aprovação do Projeto de Lei será fundamental para a qualidade da educação oferecida pelo Estado. Confiante na aprovação, ele comentou que o apoio ao PL poderá ser diferencial no momento da votação. "A Secretaria da Educação mantinha classes especiais, mas isso mudou com a inclusão do aluno portador de deficiência à rotina das salas de aula. Estou grato ao apoio recebido e confiante na aprovação", concluiu.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

RETRATO DE UM DIA

Mais um dia chega ao fim
Agora já começando a escurecer
Com o pôr do sol, que foi tão agradável todo o dia
Começa a desabrochar o luar
Com toda sua beleza sobrenatural

Sinto que a noite será ainda mais bela
Apesar da escuridão
Que invade a noite adentro
Pois terá uma lua bela a iluminar

Começo a analisar o porquê de tudo
Como foi o dia, seus prazeres e suas decepções
O porquê de tantas guerras, tantos conflitos
O porquê de ter mais um dia de vida

Penso em que proveitos tirei por ter sentido
Mais uma vez o calor do sol
Ter respirado esse ar, tão necessário
Apesar de já todo poluído

Agradeço a um ser supremo, Deus
Por ter me dado forças para vencer
Mais um dia de tantas injustiças, desajustes
A esse Deus que tanto confio e amo

Recordo de tudo que me ocorreu durante o dia
Daquele que me pediu um pedaço de pão
Da criança que me chamou para brincar
E que me pediram tantas coisas
Até mesmo um pai que não bebesse

Daqueles homens fardados
Que injustamente maltratavam
Menores de dura sobrevivência
E que andam a pedir (ou roubar) pelas ruas

De desavenças que existem
Entre tantos casais, dos drogados
Que escolheram o caminho do álcool e das drogas
Das mulheres e dos homens que hoje
Fracassaram e se prostituíram

Da desumanidade dos políticos
Que tomam medidas que lhes enriquecem
E maltratam a classe dos trabalhadores
Dos bóias-frias, que são impostos a trabalhar
Sob a pena de capangas
Do operário que morreu, por falta de segurança
Em seu próprio trabalho

E peço a Deus, o onipotente
Que ilumina a cada dia
O coração dessas pessoas, e ensina-lhes
A serem um pouco mais humanos.

AUTOR: Mário D. Miranda